A Pequena Sereia de Copenhague

A Pequena Sereia de Copenhague

Em que está inspiarada a Pequena Sereia de Copenhague? Por que o monumento foi vítima de vários atos de vandalismo? Qual a sua relação com o fundador da cerveja Carlsberg? Conheça a apaixonante história do monumento mais visitado de Copenhague

O ícone indiscutível de Copenhague é a pequena sereia de bronze que descansa sobre uma rocha no porto da capital, às margens do Mar Báltico. Desde o seu surgimento, em 1913, esta figura curiosa despertou todos os tipos de lenda, atos de vandalismo e anedotas curiosas. A Pequena Sereia mede 125 centímetros e pesa 180 quilos.

A história da Pequena Sereia

A Pequena Sereia de Copenhague foi construída por encargo de Carl Jacobsen, filho do fundador da marca de cerveja dinamarquesa Carslberg, que queria presentear a cidade com uma escultura única. O escolhido para concretizar seu desejo foi o escultor dinamarquês Edvard Eriksen.

O objetivo de Jacobsen era homenagear o escritor de contos Hans Christian Andersen e sua obra-prima: A Pequena Sereia. A história dessa jovem sereia que renunciou à sua vida de princesa no mar para estar com seu amado se expressa no rosto da escultura, que olha melancolicamente em direção ao mar.

O escultor Erikson quis usar como modelo para a escultura a bailarina Ellen Price, que ficou famosa na Dinamarca precisamente por interpretar o papel de Pequena Sereia. No entanto, dada a recusa da artista em posar nua, o escultor teve que se inspirar no corpo de sua esposa, usando apenas a cabeça e o rosto da bailarina como modelo para a escultura.

Desde sua criação em 1913, a Pequena Sereia (Den Lille Havfrue, em dinamarquês) já foi visitada por milhões de pessoas, consagrando-a como o monumento mais visitado de Copenhague.

Em 2010, a Pequena Sereia viajou para a Ásia para representar a Dinamarca na Expo 2010 Shanghai China​. Durante os seis meses em que esteve fora, uma tela colocada na rocha projetou imagens ao vivo da Pequena Sereia em Shanghai.

Curiosidades e atos de vandalismo

A Pequena Sereia de Copenhague foi decapitada duas vezes, pintada de várias cores e até arremessada ao mar quando um pequeno dispositivo a arrancou de sua rocha. A cabeça atual da Pequena Sereia é uma réplica da original, que nunca foi recuperado após ser roubada pela primeira vez.

A fama da Pequena Sereia é tal que, desde 2012, ela tem um alter ego masculino na cidade dinamarquesa de Elsinore. O nome dele é Han e a escultura foi feito com vários metais que criam o efeito de espelho. Além disso, graças a um mecanismo complexo, a estátua pisca de hora em hora!