Museu Thorvaldsen
O museu mais antigo de Copenhague é dedicado ao famoso escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, e abriga uma valiosa coleção de esculturas e pinturas do artista. Você sabia que o próprio Thorvaldsen está enterrado no jardim?
A meados do século XIX, o famoso escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen ofereceu ao rei Frederico VI doar todas as suas obras à cidade de Copenhague se a cidade lhe desse um museu em sua homenagem. Seu desejo se tornou realidade em 1848, quando abriu suas portas o primeiro museu de Copenhague: o Museu Thorvaldsen.
Na zona direita do Palácio de Christiansborg está esse museu que reúne as obras mais destacadas do escultor dinamarquês. As esculturas mais famosas do museu são Ganimedes com a águia de Júpiter, Vênus com a maçã e Jasão com o velo de ouro, que consagraram Thorvaldsen como mestre da escultura neoclássica.
O resto das esculturas do Museu Thorvaldsen representa deuses romanos, personagens históricos e até o próprio artista. Além disso, no primeiro andar do museu estão expostas uma série de objetos pertencentes à coleção privada de antiguidades do artista.
Tanto o interior quanto o exterior do Museu Thorvaldsen estão inspirados na arquitetura do Antigo Egito, com palmeiras e esculturas de animais. O design do edifício agradou tanto que o próprio Thorvaldsen pediu para ser enterrado no jardim do museu, onde permanece sua sepultura.
Horário
De terça a domingo: das 10:00 às 17:00 horas.
Segunda-feira: fechado.
Preço
Adultos: kr95 (US$13,50).
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Quarta-feira: entrada gratuita.
Transporte
Ônibus: linhas 1A, 2A, 9A, 26 e 40.
Lugares próximos
Palácio de Christiansborg em Copenhague (88 m) Museu da Guerra de Copenhague (271 m) Museu Nacional da Dinamarca em Copenhague (313 m) Biblioteca Nacional da Dinamarca (433 m) Museu dos Recordes Guinness de Copenhague (522 m)