Cidade Livre de Christiania
"You are now entering the European Union" é a placa que separa a Cidade Livre de Christiania do resto de Copenhague. Este bairro hippie autogestionado não se parece a nenhum outro lugar do mundo. Descubra por quê!
No coração da capital encontra-se o bairro mais impressionante de Copenhague: Christiania. Este bairro hippie tem uma história, atmosfera e estilo de vida que são difíceis de encontrar em qualquer outro lugar do mundo.
As origens de Christiania
No início dos anos 70, uma zona do bairro de Christianshavn usada para fins militares ficou abandonada. Algumas famílias em Copenhague decidiram se estabelecer na área e viver alheios às normas estabelecidas pela sociedade. Logo chegaram mais famílias atraídas por esta ideia de liberdade e formou-se então uma autêntica comunidade hippie regida por suas próprias normas. Nascia assim a Cidade Livre de Christiania.
Hoje em dia, pouco mais de mil pessoas vivem na Cidade Livre de Christiania. Eles se consideram independentes da Dinamarca e da União Europeia, como informado pela famosa placa na saída do bairro que anuncia: “Você está entrando na União Europeia novamente”.
Ao longo de seus quase cinquenta anos de existência, Christiania constitui um bairro autogerenciado com base em princípios como reciclagem, arte ao ar livre e colaboração entre vizinhos. Seus habitantes não pagam impostos, por isso os produtos aqui são muito mais baratos. Christiania é a área perfeita para fazer compras em Copenhague e adquirir souvenirs artesanais produzidos pelos moradores locais, roupas de segunda mão e cartões postais em aquarela.
Venda de drogas em Christiania
Desde seu surgimento em 1971, a Cidade Livre de Christiania tornou-se famosa pela legalização da venda e consumo de drogas. Devido à controvérsia que isso gerou nos últimos anos, a polícia de Copenhague aumentou a vigilância da área e o governo proibiu a venda de drogas.
No entanto, em Christiania é fácil adquirir drogas leves, como maconha e haxixe. A Rua Pusher, decorada com lanternas vermelhas, é a avenida principal de Christinia e concentra inúmeros postos de venda onde você pode comprar maconha e haxixe. Além disso, em todo o bairro existem lojas especializadas em artigos para fumantes.
A única regra da Pusher Street é que é proibido tirar fotos.
Uma visita indispensável
Christiania é o lugar que mais chama a atenção em Copenhague e uma visita indispensável caso você esteja na capital dinamarquesa. Seu ambiente hippie vai fazer você se apaixonar! A qualquer hora do dia é possível tomar uma bebida, ouvir pessoas tocando violão e desfrutar de sua atmosfera única.
Além disso, visitar Christiania é totalmente seguro e não há problemas de violência ou vandalismo. Você só precisa respeitar os habitantes locais e prestar atenção aos cartazes/placas que advertem que é proibido tirar fotos na Pusher Street.
Lugares próximos
Igreja do Nosso Salvador de Copenhague (769 m) Canal Nyhavn de Copenhague (899 m) Palácio de Amalienborg de Copenhague (1.2 km) Museu do Design de Copenhague (1.2 km) Museu dos Recordes Guinness de Copenhague (1.4 km)